Elogios e críticas como medicamentos - 05/04/2025

Lembro-me de Ajahn Chah elogiando um certo monge em um número de ocasiões. Eu me sentia desconfortável: "Como Luang Pó não consegue ver as falhas nele quando mesmo eu consigo vê-las tão claramente?". Ao mesmo tempo, um  monge que eu admirava era tratado algumas vezes por Ajahn Chah de uma forma bem abrupta.

Um monge sênior explicou: para Ajahn Chah, elogios e críticas eram como medicamentos. Ele dava medicamentos de elogios para aqueles que cresciam por meio de elogios, e medicamentos de palavras críticas para aqueles que cresciam ao ouvi-las.

Se palavras de elogio são como medicamentos, elas são mais como radiação. A radioterapia, se não for precisamente direcionada, destrói células saudáveis junto com as malignas. (Exemplos: "você é tão inteligente"; "você é tão bonita").

Os melhores elogios são, muitas vezes, observações que afirmam valores compartilhados: "Você manteve a calma quando todos os outros entraram em pânico". "Os pontos que você apresentou foram claros, bem organizados e persuasivos". "Você não se intimidou com a agressão dele".

Embora a medicina de palavras críticas seja frequentemente chamada de feedback, é melhor não enfiá-la goela abaixo de ninguém. Melhor é a observação afirmando valores compartilhados: "Quando você perdeu a calma, suas palavras duras minaram a confiança e a harmonia no grupo". "Os pontos que você levantou foram vagos, aleatórios e não causaram nenhuma impressão neles ". "Recuar daquela forma diante da agressão dele, tornou tudo pior para todos ".



Comentários

Postagens mais visitadas