A religião para os jovens tailandeses - 31/05/2025
Hoje em dia, a palavra "religião" é utilizada como se se referisse a uma única coisa. A maioria dos comentários sobre ela, positivos e negativos, toma como modelo de religião o grupo de crenças monoteístas nascidas no Oriente Médio. Isso pode ser comparado a usar o futebol como modelo para todos os esportes, incluindo aqueles que não requerem bola.
O Budismo não se define por dogmas. É uma religião que se concentra diretamente nas duas principais questões da vida humana: sofrimento e felicidade. Ela afirma ensinar como reduzir e, eventualmente, eliminar o sofrimento no coração humano; e como criar e cultivar a verdadeira felicidade. Essas afirmações não são feitas para serem objetos de fé, mas sim para serem testadas empiricamente. Colocar os ensinamentos em prática é como prestar homenagem ao Buddha.
Recentemente, tornou-se bastante popular entre jovens tailandeses urbanos de origem budista anunciar que não têm religião. Esses jovens engoliram sem mastigar a ideia importada de que religião é acreditar em coisas. Mas, quer eles gostem ou não, suas vidas inevitavelmente giram em torno dos dois polos gêmeos: sofrimento e felicidade. Por essa razão, há esperança de que, em algum momento no futuro, eles sejam inteligentes o suficiente para descobrir o grande tesouro sob seus pés.
Comentários
Postar um comentário