Sobre a destruição das impurezas - 24/05/2025
Para aquele que sabe o quê, vê o quê, ocorre a destruição das impurezas? "Assim é a forma, assim é a sua origem, assim é o seu desaparecimento; assim é a sensação, assim é a percepção... assim são as formações volitivas... assim é a consciência, assim é sua origem, assim é o seu desaparecimento; é para aquele que sabe isso e vê isso que ocorre a destruição das impurezas". (SN 12.23)
Neste sutta, o Buddha continua detalhando as condições próximas ou vitais que levam à destruição das impurezas. Aqui, discutirei uma seção da lista:
" Eu digo, bhikkhus, que o conhecimento e visão das coisas como elas são têm uma causa próxima; não lhes falta uma causa próxima. E qual é a sua causa próxima? Você deveria dizer: concentração (samādhi).
O Buddha revela que a causa próxima do samādhi é a felicidade (sukha); a causa próxima da felicidade é a tranquilidade (passaddhi); a causa próxima da tranquilidade é o êxtase (pīti); a causa próxima do êxtase é a alegria (pāmojja); a causa próxima da alegria é a fé (saddhā); e a causa próxima da fé é o sofrimento (dukkha).
Cada um desses elos é digno de investigação, mas é o último elo que merece atenção especial. Como e por que a fé na joia tríplice surge do sofrimento? Primeiramente, ela surge quando o entendimento de que "o sofrimento existe" substitui o deludido "eu estou sofrendo". "O sofrimento existe" leva a fé de que ele tem uma causa, uma cessação, e um caminho para cessação. Há um caminho -> eu posso trilhar esse caminho -> eu devo trilhar esse caminho -> eu preciso trilhar esse caminho -> sem olhar para trás.
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