Sobre o termo "kilesa" - 10/05/2025
É surpreendente descobrir que a palavra kilesa, geralmente traduzida como impureza e referindo-se a estados mentais que contaminam, corrompem ou poluem, nunca foi usada pelo Buddha. Kilesa é um termo geral favorecido pelos comentários. O próprio Buddha preferia agrupar estados mentais poluentes de acordo com sua função específica. Por exemplo, ele explicava a realização dos quatro níveis de iluminação em termos do abandono progressivo dos dez samyojanas (grilhões).
Os comentários também criam formas próprias de categorizar as kilesas. Uma deles é baseada no seu escopo de manifestação.
Aqui, o primeiro nível de impurezas consiste naquelas tão grosseiras que se manifestam em ações e palavras. No segundo nível, estão aquelas impurezas que assaltam a mente, mas não se revelam em ações e palavras.
O nível mais sutil de impurezas compreende aquelas que permanecem adormecidas na mente. Estas são frequentemente comparadas ao sedimento no fundo de um jarro de água, invisível até ser perturbado. Somente um arahant está completamente livre desse tipo de impureza. Anusaya permite a aura de inocência e pureza da criança pequena. Também explica como meditadores com forte samādhi podem facilmente acreditar que são iluminados. O primeiro nível de impureza é tratado pelo treinamento em conduta moral (sīla); o segundo, pelo treinamento da mente (samādhi); o terceiro nível, pelo treinamento da sabedoria (paññā).
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