Hábitos mentais sábios para eliminar o sofrimento - 03/06/2025

 

Como seres humanos, somos propensos a nos vincular (attach) a coisas como "eu" e "meu" . Isso causa  sofrimento. Nosso problema é que tudo o que experienciamos pode ser apreendido (attached) como "eu" e "meu". A vida, em resumo, não é fácil. Há hábitos mentais que tornam as coisas mais difíceis do que elas precisam ser, e outros que reduzem essa dificuldade ou até mesmo a eliminam por completo. 

O Buddha: "Ao permanecer contemplando a gratificação nas coisas às quais se pode apegar, o desejo aumenta. Com o desejo como condição, o apego [vem a ser] ... tal é a origem de toda essa massa de sofrimento".

"Se todas as raízes de uma grande árvore, descendo e cruzando, enviassem a seiva para cima, sustentada por essa seiva, a árvore viveria muito."

..."Ao permanecer contemplando o sofrimento inerente às coisas às quais se pode apegar, o desejo cessa. Com a cessação do desejo, vem a cessação do apego... Tal é a cessação de toda essa massa de sofrimento."

..."Suponha que alguém cortasse e arrancasse as raízes de uma grande árvore, desenterrando-a, retirando até as raízes finas e a fibra da raiz. Suponha então que ele cortasse a árvore em pedaços, partisse os pedaços e os reduzisse a lascas. Depois ele secasse as lascas ao vento e ao sol, queimasse essas lascas no fogo e recolhesse as cinzas. Tendo feito isso, ele deixasse as cinzas serem levadas pelo vento ou as jogasse na correnteza de um rio. Assim, aquela grande árvore seria cortada pela raiz, transformada em um toco de palmeira, obliterada, de modo que não estaria mais sujeita a um futuro surgimento."
Resumo do SN 12-55

NT: a palavra attach do inglês, normalmente traduzida como apego no contexto budista, pode ter tantos sinônimos com sentidos diferentes em português que me permiti usar alguns termos alternativos.


Comentários

Postagens mais visitadas