Mettā e boa vontade - 07/06/2025

 

A distinção entre mettā e boa vontade geral para com os outros está em sua natureza incondicional. A boa vontade pode ser limitada pela ganância, raiva, vaidade, preconceito: racial, cultural ou religioso. Ela pode diminuir e desaparecer completamente quando os outros nos ferem ou nos assustam, nos causam dor, ou representam uma ameaça para aqueles que amamos.

Mettā é algo bem diferente. Para enfatizar esse ponto, o Buddha deu um exemplo memorável:

"Bhikkhus, mesmo que bandidos os cortassem selvagemente, membro por membro, com uma serra de dois cabos, aquele que desse origem a uma mente de ódio em relação a eles não estaria cumprindo meus ensinamentos. Neste sentido, bhikkhus, vocês devem treinar-se assim: 'nossas mentes permanecerão não afetadas, e não proferiremos palavras malignas: permaneceremos compassivos pelo bem-estar deles, com uma mente de mettā, sem ódio interior. Permaneceremos permeando-os com uma mente imbuída de mettā, abundante, exaltada, imensurável, sem hostilidade e sem má vontade'." (MN 21)

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