Sabedoria popular e sabedoria do Buddha - 21/06/2025

 

Uma das justificativas que as pessoas dão para serem cruéis e egoístas é que esses são traços que permitem que você tenha sucesso no "mundo real". A bondade, dizem eles, é admirável — mas torna você fraco e crédulo. Ao longo dos anos, tenho conversado com muitos pais —especialmente homens — que querem que seus filhos sejam bons, mas não muito bons. Eles se preocupam que se eles forem muito bons, pessoas inescrupulosas irão passar por cima deles.

A autoconfiança com que as pessoas afirmam ideias sobre as quais nunca pensaram é sempre notável. Isso fica mais evidente quando a conversa se volta para a religião. Quanto à questão da bondade, aponto para essas pessoas que, no budismo, uma pessoa fraca e crédula não se qualificaria como verdadeiramente boa — assim como uma pessoa cruel e egoísta não seria considerada verdadeiramente inteligente. Os seus conceitos de bondade são pouco mais do que slogans emprestados.

Certamente é verdade que pessoas cruéis podem usar a bondade dos outros contra eles. Mas também é verdade que eles podem explorar a falta de bondade. Pessoas gananciosas e raivosas são as mais fáceis de manipular. A bondade só é um problema se não estiver integrada no treinamento abrangente do corpo, fala e mente ensinado pelo Buddha.

Comentários

Postagens mais visitadas