Ah, os fatos... - 29/07/2025

Fatos costumavam ser coisas sólidas e confiáveis. As pessoas os brandiam como trunfos. Elas diziam: "E estes são os fatos..." e varriam tudo à sua frente. Hoje, os fatos se tornaram coisas etéreas e insubstanciais. Você pode ter seus fatos, mas eu tenho os meus.

Hoje em dia, o rio de informações está envenenado quase até a morte por desinformação e informações falsas. À medida que nosso acesso ao mundo dos 'fatos' aumenta, nossas mentes se fecham.

O que fazer?

Como meditadores, monitoramos constantemente nossas intenções e nossos estados mentais. Nós nos questionamos: No que queremos acreditar? Por quê? Quão importantes são nossas crenças para manter ideias sobre nós mesmos às quais nos apegamos. Tomamos medidas para proteger nossas crenças de serem desafiadas? Como nos sentimos quando elas são desafiadas?

Observamos tendências a ignorar, menosprezar, descartar e reformular fatos que nos fazem sentir desconfortáveis.

Não podemos ter certeza de todas as coisas que se auto proclamam como fatos. Mas podemos ser cautelosos, prudentes e astutos no consumo da mídia. No entanto, isso só vai até certo ponto. O mais importante é continuar observando de perto a mente e o corpo. Existe dukkha? Qual é a sua causa? Como a causa pode ser abandonada? Este é o caminho para a paz.

Comentários

Postagens mais visitadas