Memórias e pensamentos - 05/07/2025

 

No sentido budista, estar no momento presente inclui estar ciente dos fenômenos mentais como fenômenos mentais, não como um eu ou pertencentes a um eu. Não requer ausência de pensamentos sobre o passado ou o futuro, simplesmente a consciência de que eles são apenas isso. Passado e futuro são nomes para memórias e pensamentos que ocorrem no presente. Problemas surgem quando esquecemos essa verdade.

No caminho da prática, memórias e pensamentos não devem ser rejeitados de antemão, mas, quando apropriado, utilizados com sabedoria. No MN 39, o Buddha diz que, ao considerar a presente ausência de obstáculos que anteriormente o obstruíam, o monge meditador se torna feliz e cheio de alegria. Aqui, estados mentais passados devem ser comparados com os presentes, a fim de fortalecer a meditação.

No AN 78, os monges são encorajados a refletir sobre perigos futuros. O Buddha diz que, no presente, os monges são jovens, têm boa saúde, as colheitas são boas, o país está em paz e a Sangha está em harmonia. Mas, no futuro, doenças e velhice aguardam os monges. Pode haver seca e fome, agitação social e guerra, cismas na Sangha. Nesses momentos, a prática será muito mais difícil. Portanto, os monges devem usar esses pensamentos sobre o futuro para inspirar seus esforços no presente.

Comentários

Postagens mais visitadas