Você confia em sua memória? - 08/07/2025
Como parte de nossos esforços para abandonar a visão de identidade (sakkāyaditthi), refletimos sobre as ideias que construímos sobre nós mesmos e que nos ligam ao samsāra. A memória desempenha um papel vital nessas ideias. O grau em que ela contribui para nossa crença em um eu imutável por trás da experiência pode ser visto pelo quão angustiantes consideramos doenças, como o Alzheimer, que causam sérias perdas de memória.
Aqui estão alguns fatos que revelam a natureza frágil, pouco confiável e sem identidade da memória, para fornecer alimento para contemplação. Nos EUA, 70% das condenações injustas, posteriormente anuladas por evidências de DNA, envolveram identificação falha de testemunhas oculares. Há muitos casos de pressão psicológica exercida sobre suspeitos vulneráveis para confessar crimes, levando pessoas inocentes a criar e acreditar na verdade de falsas memórias de que cometeram o crime.
Após o 11 de setembro, 73% dos participantes de um estudo se lembraram de ter visto o avião cair no primeiro edifício do World Trade Center ao vivo na televisão, embora as imagens dessa primeira colisão só tenham sido transmitidas no dia seguinte.
Em outro estudo, os participantes viram quatro fotos de sua infância, três autênticas e a quarta, uma imagem falsa deles em um balão de ar quente. Mais tarde, 50% se lembraram vividamente do passeio de balão. Alguns descreveram o que seus pais vestiam, o clima ou como se sentiam.
Comentários
Postar um comentário