Dicas para conversas difíceis e importantes - 23/08/2025

 

Em situações da vida diária, a capacidade de ser flexível sem abandonar os próprios princípios orientadores, e estar ciente de tempo e lugar são indicações de uma sabedoria crescente. O Buddha enfatizou esta segunda virtude em muitas ocasiões. Ele a incluiu, por exemplo, como uma das sete propriedades de uma pessoa boa e verdadeira (sappurisa).

Estar ciente de tempo e lugar  significa levá-los em consideração ao embarcar em qualquer ação. No caso de uma conversa difícil ou importante, o tempo e o local são as primeiras considerações. Qual seria o melhor momento? É o momento mais propício e frutífero? Se você ou a outra pessoa estão estressados, com raiva, chateados, ou cansados é improvável que uma conversa importante transcorra bem. É melhor esperar até que ambos estejam num estado de humor mais ameno. Algumas conversas são melhores em particular, algumas em uma sala com uma ou mais pessoas presentes, outras em um passeio no parque.

Claro, nem sempre somos nós que iniciamos essas conversas e podemos ter pouca escolha de hora e lugar. Nesses casos, saber acalmar a mente, adaptando-se inteligentemente ao que está além de você mudar, é fundamental. Se for realmente o tempo e lugar inadequados, sugira alternativas. Se não houver escolha, respire normalmente, mantenha suas palavras firmemente fundamentadas nos princípios da verdade, benefício, boa vontade e cortesia. Uma dica para uma conversa com alguém de quem você não gosta: pergunte-se de antemão: Se eu gostasse dessa pessoa, o que eu gostaria nela?

Comentários

Postagens mais visitadas