Mente e cérebro - 26/08/2025

 

Às vezes, a visão de que a mente é meramente um epifenômeno ou propriedade emergente do cérebro parece adquirir o status de um dogma religioso. Uma das refutações mais fortes dessa visão vem das EQMs ou Experiências de Quase Morte.

Provavelmente, o caso mais conhecido de uma EQM é o de Pat Reynolds, uma mulher de Atlanta, Geórgia, que, em 1991, teve um grande aneurisma cerebral removido em uma operação paralisada. Neste procedimento, seu corpo foi resfriado a 15°C , seus batimentos cardíacos e respiração, interrompidos, o sangue foi drenado de sua cabeça, seus olhos foram fechados com fita adesiva e seus ouvidos foram conectados com alto-falantes que emitiam um fluxo de sons altos e estalidos. Durante a operação, Pam estava clinicamente morta. O EEG mostrou uma linha plana e as medições do tronco cerebral (BAEPS) foram a zero. 

Após a operação, Pam descreveu como saiu do corpo e flutuou sobre a mesa de operação, onde observou todo o procedimento. Entre as coisas de que se lembrava enquanto em "morte cerebral" estavam um instrumento cirúrgico branco invisível para o paciente, conversas entre a equipe cirúrgica e a música que estava sendo tocada.

Não há dúvida de que o cérebro desempenha um papel importante nas expressões da consciência. Os efeitos das drogas psicoativas e dos danos ao cérebro demonstram isso. No entanto, a crença de que não há, de forma alguma, nem mente nem consciência sem o cérebro, isso já é ir longe demais.

Comentários

Postagens mais visitadas