Nibbāna e a exortação do Buddha - 02/08/2025
Por muito tempo, no mundo ocidental - às vezes por ignorância, às vezes intencionalmente - Nibbāna, o objetivo da prática budista, foi apresentado erroneamente como uma extinção completa, uma aniquilação, uma não existência. Isso ocorreu apesar das muitas passagens nas quais o Buddha refuta tal interpretação.
De fato, Nibbāna envolve uma extinção e aniquilação completas, mas apenas no caminho em direção a ele. Para a realização de Nibbāna, a ganância, a aversão e a delusão precisam ser completamente destruídas.
Como um estado além do alcance da linguagem, não é surpreendente que Nibbāna seja geralmente referido por coisas que ele não é. Isso é comparável, talvez, a ter que definir a saúde física em termos de doenças que não estão presentes (sem câncer, sem doença cardíaca, etc.).
Termos mais positivos para Nibbāna são encontrados no Asankatasamyutta (S.N. 43). Exemplos incluem "o duradouro", "o pacífico", "o sublime", "o auspicioso", "o seguro", "o abrigo", "o refúgio", "o maravilhoso", "o incrível", "liberdade".
O Buddha termina suas descrições de Nibbāna com uma única exortação:
"Meditem, não sejam negligentes. Não se arrependam mais tarde. Esta é a nossa instrução para vocês."
Comentários
Postar um comentário