A fé e o uso do nosso bem mais precioso: o tempo - 20/09/2025
A fé nos permite simplificar, priorizar. Há tantas coisas fascinantes às quais poderíamos dedicar nosso tempo. Mas expressar nossa fé no Dhamma significa fazer escolhas baseadas na questão: "O que posso fazer que leve ao meu bem-estar e felicidade de longo prazo?".
Cada vez que retornamos a esta questão, deveríamos manter a morte em mente. Nunca devemos esquecer de que vamos morrer, e de que não temos nenhuma garantia sobre quando e como isso acontecerá. Falando conosco mesmos sobre a morte, não há necessidade de tato ou diplomacia. Seja direto: "A morte está chegando. Ela está a caminho. O que estou fazendo com a minha vida? O que estou fazendo hoje? Agora mesmo?"
O tempo é nosso maior tesouro. Embora os prazeres de curto prazo pareçam benignos, eles só são verdadeiramente assim se não nos roubarem o precioso tempo de que precisamos para dedicar ao nosso bem-estar de longo prazo. Muitas pessoas são disciplinadas o suficiente para colocar objetivos de longo prazo antes dos prazeres de curto prazo. O que distingue uma pessoa sábia não é tanto sua capacidade de abrir mão do desejo por gratificação imediata. É a qualidade e a profundidade do objetivo pelo qual esse sacrifício é feito.



Comentários
Postar um comentário