Nossas vulnerabilidades em alvo - 30/09/2025
Sati (atenção plena, presença mental) online exige que estejamos cientes de nossas vulnerabilidades e dos esforços para explorá-las.
Raiva e indignação são a principal causa de disseminação viral na internet. Nada pode persuadir tanto as pessoas a abandonar o bom senso e as válvulas éticas como a raiva e a indignação. O desejo de pertencer é uma força poderosa, geralmente acompanhada pela necessidade de ser visto como pertencente. Compartilhar informações falsas e abusar de oponentes são meios tentadores de proclamar a filiação a um grupo.
Pessoas propensas a sentimentos de culpa são facilmente persuadidas à complacência ou à ação, entendendo que aquilo é seu dever.
A curiosidade nos torna sensíveis a manchetes sensacionalistas: "Ligações chocantes de Ajahn Jayasāro com a máfia argentina de dança de salão" (eu clicaria nisso).
Preocupações com a saúde e a segurança de nós mesmos e de entes queridos são facilmente influenciadas por materiais que provocam medo e nos deixam ansiosos por causa delas.
Acreditar em afirmações de que nosso grupo está sendo vítima e colocado sob ameaça pode nos levar a dar assistência e apoio não sábios para proteger nossos valores.
A ganância por ganho financeiro nos torna extremamente vulneráveis à exploração, bem como o desejo por recompensas sociais, como curtidas e compartilhamentos. O desejo por amor e confiança pode ser explorado com bajulação e charme. Sentir-se especial e valorizado é uma droga viciante.
Online, toda a nossa insegurança é um alvo de interesse. Observe: há alguém tentando fazer você se sentir de uma certa maneira para que você concorde com algo, acredite em algo ou aja de uma certa maneira?



Comentários
Postar um comentário