As dúvidas e o salto de fé - 18/10/2025

 

Duvidar se algo é verdadeiro ou não implica um certo nível de sabedoria. Pelo menos, não estamos tomando o assunto como garantido. Não estamos sendo ingênuos. Se a dúvida surge do reconhecimento de que não temos informações suficientes para uma conclusão firme, esse é um sinal de humildade e bom senso e nos inclina a buscar as informações que nos faltam. 

Mas há perigos envolvidos. Nem sempre fica claro quanta informação é necessária. Depois de um tempo, podemos descobrir que temos informações demais. O excesso de informação pode ser facilmente citado como motivo para procrastinação tanto quanto sua falta. Mas há outro problema: estamos assumindo que informação é tudo o que nos falta. E pode não ser o caso, especialmente na vida espiritual

É realmente possível nos libertarmos de todo sofrimento através da prática do Nobre Caminho Óctuplo? Podemos buscar argumentos convincentes em suttas, palestras gravadas do Dhamma e assim por diante, mas nossas conclusões, na melhor das hipóteses, são só especulações... Ajahn Chah costumava dizer que as dúvidas no Dhamma nunca terminam apenas com palavras. Chega um momento em que precisamos dar um salto de fé. Isso não requer de nós ignorar nossas dúvidas, mas reconhecer que, somente através de um esforço sério e consistente para colocar os ensinamentos à prova da experiência, seremos capazes de confirmá-los ou refutá-los.

Comentários

Postagens mais visitadas