Um dos métodos de ensino do Buddha - 04/10/2025

 

Uma das características distintivas do estilo de ensino do Buddha aparece na maneira como ele considera um assunto em termos das quatro maneiras possíveis pelas quais duas de suas características principais podem estar relacionadas entre si. Por exemplo, no AN 4.101, ele descreve quatro tipos de nuvens conforme elas produzam:

(i) trovão, mas não chuva

(ii) chuva, mas não trovão

(iii) nem chuva nem trovão

(iv) tanto trovão quanto chuva.

Neste sutta, o Buddha compara nuvens trovejantes a comunicadores e nuvens de chuva a praticantes. Ele deriva, então, quatro tipos de pessoas: comunicadores que não são praticantes, praticantes que não são comunicadores, aqueles que não fazem nenhuma das duas coisas e aqueles que fazem ambas. No sutta seguinte, AN 4.102, trovejar é comparado a dominar os ensinamentos e chover, a realizar as quatro nobres verdades. Isso resulta em quatro tipos de pessoas, incluindo o interessante segundo tipo: aqueles que realizam as quatro nobres verdades, mas não dominam todos os ensinamentos.

Esta estrutura pode ser adaptada para as próprias reflexões do Dhamma.

Por exemplo, considere:

(i) ganho de curto prazo, mas perda de longo prazo,

(ii) perda de curto prazo, mas ganho de longo prazo,

(iii) perda de curto e longo prazo,

(iv) ganho de curto e longo prazo.

O número de variáveis pode ser aumentado. Neste caso, digamos, adicionando pessoal e grupal, significativo e insignificante. Como ponderar um ganho pessoal significativo de curto prazo contra uma perda grupal insignificante de longo prazo? Quais critérios devem ser usados para decidir os significados de ganho e perda, significância e insignificância?

Comentários

Postagens mais visitadas