Sem dias de folga pra nossa bondade - 22/12/2025

Dois amigos se consideravam basicamente boas pessoas. Mas surgiu para eles a oportunidade de obter muito dinheiro fazendo algo que eles sabiam não ser muito bom. Eles raciocinaram que era um caso especial, uma oportunidade única na vida; que se arrependeriam caso não a aproveitassem, seriam tolos se não aproveitassem, e se eles não fizessem aquilo, mais cedo ou mais tarde, outra pessoa o faria. Era um fato isolado. Não havia necessidade de pensar demais. Além disso, disseram eles — eles eram budistas, o apego à bondade também é uma falha.

Então eles fizeram aquilo. E se juntaram à longa lista de boas pessoas que se convenceram a tirar um dia de folga de sua bondade.

Os dois amigos navegaram para uma ilha distante que haviam descoberto em uma viagem anterior. Esta ilha era habitada por pessoas com apenas um olho no meio da testa. Os amigos planejaram capturar um ou dois ilhéus e vendê-los na sua cidade local (antes dos direitos humanos). Ao desembarcarem na ilha, no entanto, foram avistados por um grupo de jovens de um olho só, que os capturaram e venderam para o zoológico da ilha.

Leitor, se você pensou: "Bem feito para eles!". Não seria o caso de você ter caído na mesma armadilha?

___________________________

Uma falha no contínuo espaço-tempo ocorreu. A próxima página amarela será no sábado, como de costume.

Nota do tradutor: As páginas amarelas são divulgadas normalmente às terças e sábados. Esta veio adiantada...

Comentários

Postagens mais visitadas