Appamāda - 26/11/2019
Pouco antes de falecer, o Buddha deu um breve ensinamento final. Caracteristicamente, ele consistia em duas cláusulas: uma observação e uma recomendação baseada nessa observação. A observação era que nada dura e que todos os fenômenos condicionados são transitórios. A recomendação era que, portanto, o objetivo da prática seria alcançado através do cuidado (appamāda).
Cuidado pode ser explicado como presença mental ininterrupta, particularmente no sentido de ter constantemente em mente o compromisso de abandonar o que é prejudicial e cultivar o que é benéfico. Significa não permitir à mente qualquer ocasião para se entregar à contaminação e não permitir que nenhuma oportunidade de crescimento no Dhamma seja desperdiçada.
A palavra páli 'appamāda' também foi traduzida como 'diligência' e 'não negligência'. Um aspecto do seu significado pode ser expresso pela expressão inglesa “não tomar nada como garantido”. Um grande estudioso moderno referiu-se a ela como o conceito budista de responsabilidade.
Comentários
Postar um comentário