Meditação – Criando condições para a sabedoria surgir – 11/02/2020

A meditação tem um papel vital em nos prover um espaço no qual podemos digerir e avaliar nossas experiências na vida diária. Isso é importante, porque nossa conduta é frequentemente condicionada por medos, ansiedades, desejos e apegos de forma que raramente estamos, se é que alguma vez estamos, conscientes. Cometemos tantos erros evitáveis…

Não é o caso de usarmos nossas sessões de meditação para rever as questões com as quais estamos lidando naquele momento em nossas vidas. É mais o caso que, ao nos tornarmos mais atentos, mais calmos, mais estáveis, mais brilhantes e claros e energizados; certos insights surgem em nossas mentes. Por exemplo, o entendimento de que algum problema que nos manteve acordados durante a noite é, na verdade, um problema menor, que de repente surgiu na mente. Ou o reconhecimento de que alguns assuntos que imputamos como banidos ou insignificantes são na verdade muito sérios, e precisam ser tratados imediatamente. Pensamentos, percepções, visões que pareciam tão reais e significativos podem agora ser vistos como desenraizados e insubstanciais. O significado de palavras sábias de nossos professores pode repentinamente ganhar vida.

Sabedoria – começando com esses tipos de insight e culminando na penetração das três características – é nossa meta. Como meditadores, nosso desafio é criar as condições para a sabedoria surgir.

Comentários

Postagens mais visitadas