Uma mão lava a outra: sabedoria e moralidade – 04/08/2020

Diz-se que a moralidade limpa a sabedoria e a sabedoria limpa a moralidade, assim como a mão esquerda lava a direita e a direita lava a esquerda. Hoje, gostaria de fazer alguns comentários sobre essa afirmação. 

A reflexão sábia (yoniso manasikāra) imprime em nós o sofrimento que criamos para nós mesmos e para os outros sempre que quebramos um preceito, e os benefícios de manter cada um dos preceitos. Contemplar esses pontos nos dá uma forte motivação para manter os preceitos bem. A sábia reflexão nos protege contra adotar os preceitos para ganhos mundanos ou renascimento celestial. A reflexão sábia nos impede de nos orgulhar e pensar que somos melhores do que as pessoas que não mantêm os preceitos. Assim, a sabedoria limpa a moralidade. 

Vergonha e culpa em relação à nossa conduta nos mantêm afastados do ensinamento do Dhamma e das pessoas sábias. Manter os preceitos remove essa vergonha e culpa. Isso nos dá a oportunidade de seguir o caminho da sabedoria do Buddha sem resistência. Quando mantemos nossos preceitos bem, reduzimos significativamente os obstáculos ao cultivo da estabilidade e da clareza da mente, chamada samādhi. Tendo cultivado samādhi, a mente cria as condições de apoio para o desenvolvimento da sabedoria libertadora de vipassanā. E assim, a moralidade limpa a sabedoria.

Comentários

Postagens mais visitadas