Kamma antigo e novo Kamma – 19/01/2021


Kamma (karma) é intenção. No momento em que agimos, falamos ou pensamos com intenção, criamos kamma, bom ou mau. Quando a intenção está ausente, nenhum kamma é criado. Se, por exemplo, pisássemos acidentalmente em uma formiga em um caminho de floresta, não haveria consequências kammicas (embora provavelmente devêssemos decidir sobre sermos mais cuidadosos no futuro). 

O reino interno é mais difícil de entender, mas segue o mesmo princípio. De vez em quando, podemos perder a paciência com aqueles que mais amamos ou talvez fiquemos com raiva e ressentimento de nossos pais ou avós. O surgimento da emoção negativa se deve a muitas causas e condições. Se a reconhecemos como um veneno e a suprimimos imediatamente, nenhum kamma é criado. O mau kamma só surge se acolhemos aquela emoção, entregamo-nos a ela, embriagamo-nos com ela, acrescentamos mais pensamentos e memórias negativas a ela. 

Não há nenhuma necessidade de se sentir culpado quando emoções negativas surgem na mente. Seja paciente. Leva muito tempo para limpar a mente completamente. O importante é trabalhar com firmeza no treinamento da mente. Quando uma emoção negativa — o resultado do kamma antigo — surgir, esforce-se para evitar a criação de um novo kamma em cima dela.

Comentários

Postagens mais visitadas