Os conselhos do Buddha para um recém-convertido – 10/04/2021
Upāli foi um dos seguidores mais inteligentes e renomados dos jainistas. Ele estava tão confiante em sua fé nos ensinamentos jainistas que decidiu debater com o Buddha. Ele estava determinado a provar, de uma vez por todas, que os ensinamentos do Buddha sobre kamma estavam incorretos. Na verdade, o Buddha foi capaz de provar a Upāli que era o próprio entendimento dele que estava cheio de inconsistências.
Cheio de alegria e inspiração pelo Buddha, Upāli solicitou os Três Refúgios. O Buddha respondeu que Upāli era uma figura muito conhecida na sociedade e que ele deveria tomar um tempo para pensar sobre aquilo antes de dar um passo tão grande. Upāli ficou ainda mais inspirado por essas palavras e repetiu seu pedido uma segunda vez. Então, o Buddha o lembrou de que sua família vinha sendo uma apoiadora importante dos monásticos jainistas há muito tempo. Se ele se tornasse budista, não deveria parar de lhes oferecer doações. Mais uma vez, as palavras do Buddha trouxeram alegria ao coração de Upāli. Em seu terceiro pedido, o Buddha concordou.
O Buddha sempre encorajou os monges a observá-lo de perto, para verificar se ele realmente incorporava os ensinamentos. Numa ocasião, ele demonstrou uma série de características chave: Ele estava disposto e era capaz de defender seus ensinamentos diante dos oponentes mais articulados e agressivos. Ele não procurava converter os afiliados de outras religiões e, de fato, alertava aqueles que decidiam se tornar budistas numa torrente de emoção a parar e considerar sua decisão com um estado de espírito mais calmo. Ele encorajava os novos budistas a continuar tratando os membros de sua religião anterior com generosidade e bondade.
Comentários
Postar um comentário