Qual é quantidade certa do querer? – 10/08/2021
É claro que não há uma resposta fixa para a questão da quantidade certa. Vai depender da pessoa e do contexto. Mesmo para uma pessoa, a quantidade certa em várias áreas de sua vida não permanecerá constante. De quanta comida precisamos, de quanto descanso, de quanto entretenimento? De quanto dinheiro? De quanta coisa? Há poucos limites claros e, em uma sociedade de consumo, a maioria dos sinais que recebemos nos diz que “quanto mais, melhor!”. Isso ressoa com nossa suposição instintiva de que o que nos faz sentir bem deve ser bom para nós. Para descobrir as quantidades certas ou ótimas na vida, é necessário nos treinar para estarmos atentos às verdadeiras necessidades do corpo e da mente.
O ponto vital é criar o hábito de constantemente estar formulando questões: quanto é a quantidade certa aqui? Fazendo isso, cultivamos uma sensibilidade que nos protege da sujeição à ganância.
Como uma diretriz simples, ao usufruir de tudo o que você gosta, geralmente é melhor parar — pelo menos por um pouco antes — de querer parar.
Comentários
Postar um comentário