O esforço produtivo para a compreensão do Dhamma – 18/01/2022
Os educadores descobriram que, se você planeja apresentar aos alunos um novo conceito, é útil dar a eles um teste contendo perguntas que só podem ser respondidas com esse novo conhecimento antes de ensiná-lo a eles. O esforço e a frustração que os alunos sentem ao tentar responder a essas questões do teste aumentam a compreensão e a memória do novo conceito quando ele é finalmente introduzido. Permitir que os alunos encarem problemas complexos além de sua compreensão atual é chamado de “esforço produtivo”.
Os estudantes do Dhamma não são estranhos ao “esforço produtivo”, mas este é de uma natureza um pouco diferente. Eles não precisam dominar um número cada vez mais sofisticado de conceitos. Mas os ensinamentos mais importantes só podem ser verdadeiramente compreendidos quando a mente estiver suficientemente estabilizada e purificada. Não ter maturidade para verificar o Dhamma, mas buscar fazê-lo de qualquer maneira, é frustrante, mas de forma alguma uma perda de tempo. Voltando a mente repetidamente para as Três Características, criamos um hábito e uma familiaridade que eventualmente contribuirão para a mais profunda compreensão.
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