Kamma e a atenção à intenção – 30/04/2022

Kamma' significa ação intencional.

Pisar deliberadamente em uma formiga é mau kamma. Fazer isso sem querer não é. Dizer uma mentira deliberadamente é mau kamma. Dizer algo falso, acreditando que é verdade, não é.

Deliberadamente insistir em planos para infligir sofrimento a alguém é mau kamma. Experienciar um pensamento cruel que surge e desaparece na mente, não.

A negligência é uma área cinzenta. Considere alguém que dirige seu carro depois de beber álcool e atinge um cachorro. É verdade que essa pessoa não cria o mau kamma de matar deliberadamente outro ser vivo. Ela, no entanto, comete o mau kamma de decidir dirigir enquanto não está no comando total de suas faculdades e, assim, de forma imprudente, colocar em risco a si mesma e aos outros.

O Buddha ensinou que a essência do kamma é a intenção. Quanto mais cultivamos a consciência da intenção momento a momento, mais somos capazes de evitar o mau kamma e de fazer bom kamma. Quanto mais bom kamma fazemos, mais leve e brilhante nossa mente se torna.

Quando a mente tiver sido suficientemente nutrida pelo bom kamma, ela terá a maturidade necessária para compreender completamente a natureza da pessoa que supomos estar criando esse kamma. É aqui que se revela o caminho para a libertação.



Comentários

Postagens mais visitadas