Algumas qualidades dos bons professores de Dhamma – Ajahn Jayasāro 23/07/2022
Fui abençoado com alguns professores maravilhosos em minha vida. Ao observá-los, cheguei a algumas conclusões sobre as qualidades de um bom professor. Aqui estão algumas delas.
Bons professores nunca esquecem a dívida de gratidão que têm para com seus próprios professores.
Bons professores ensinam de uma forma que é sensível ao tempo e ao lugar, à pessoa e ao grupo.
Bons professores praticam o que pregam.
Bons professores não exibem seus conhecimentos por exibir. Eles oferecem ensinamentos que serão de maior benefício para seus alunos, da mesma forma que os médicos oferecem medicamentos a seus pacientes.
Bons professores não exigem obediência cega ou lealdade. Eles são genuinamente abertos ao feedback e criam as condições sob as quais os alunos se sentem capazes de oferecer esse feedback.
Bons professores não desejam devoção pessoal, embora muitas vezes sejam o objeto dela. Eles não facilitam tal devoção, não a elogiam e, se ela ocorrer, têm o cuidado de não sentir prazer com isso. Eles não são possessivos com seus alunos. Sob nenhuma circunstância, eles tiram vantagem inadequada da devoção dos alunos a eles.
Bons professores não se elevam rebaixando outros professores, tradições ou técnicas de meditação. Eles não promovem o ponto de vista: “Só nós estamos certos, todos os outros estão errados”, “Só nós temos os ensinamentos profundos, os dos outros são superficiais”.
Bons professores nos dão a confiança e os meios para ensinarmos a nós mesmos e, finalmente, nos tornarmos independentes deles.
Comentários
Postar um comentário