Lidando de forma sabia com o mal que vemos no mundo - Ajahn Jayasaro 27/09/2022


Quando vemos ou ouvimos falar de pessoas agindo mal, sejam pessoas que conhecemos ou pessoas nos noticiários, nossas reações mais comuns são depressão e raiva. Embora a depressão e a raiva envenenem nossas mentes, nós as deixamos fazer isso repetidamente. Por que fazemos isto a nós mesmos?

Existe uma maneira mais sábia. Quando vemos ou ouvimos falar de pessoas agindo mal, podemos considerar os estados mentais que motivaram essas ações. Podemos refletir, por exemplo: “Isto é o resultado da ganância. A ganância é essa coisa terrível. Causa tanto sofrimento. Como seria maravilhoso se houvesse menos ganância no mundo! Eu também tenho ganância em meu coração. Toda vez que alimento essa ganância, contribuo para o sofrimento do mundo. Irei, devo abandonar essa ganância em meu coração para o meu próprio bem-estar e para desempenhar o meu pequeno papel na redução do sofrimento no mundo”. (E podemos substituir “ganância” por qualquer outra impureza mental).

Refletindo dessa maneira, cada notícia vai contra nossa complacência e aumenta nosso senso de urgência. Reconhecemos a ganância e o egoísmo, os ódios e ciúmes, o apego a visões e crenças, que causam tanto tumulto no mundo. Porém, em vez de nos sentirmos oprimidos por eles, fazemos deles o combustível da nossa prática.

Comentários

Postagens mais visitadas