Feedback e a harmonia dos sábios – Ajahn Jayasaro – 25/10/2022


Dar feedback não é uma ideia ocidental moderna. Forma um pilar central do Vinaya, a Disciplina Monástica Budista. O Vinaya dá instruções sobre como os monges devem dar feedback de maneira respeitosa e sensível. Também os ensina a receber feedback de todos os seus companheiros monges, independentemente de sua senioridade. A habilidade de dar e receber feedback destina-se a fornecer um contrapeso vital a outro princípio-chave do Vinaya: o da harmonia comunal.

O valor primário da harmonia comunal está nas condições de apoio que ela cria para o crescimento no Dhamma. Assim, quando a harmonia do grupo se torna o fim e não o meio, e quando a devoção à admoestação mútua sincera e bem-intencionada é negligenciada, a corrupção se instala. Os membros de uma comunidade não tentam mais ajudar seus companheiros a reconhecer seus pontos cegos e superar suas fraquezas. Em vez disso, o acordo tácito torna-se: “Não direi nada sobre você, se você não disser nada sobre mim”. Isso pode dar uma paz superficial, mas resulta em uma harmonia de tolos.

Com ênfase nos preceitos, presença mental, bondade e sabedoria, podemos evitar a desarmonia comunal e a harmonia dos tolos, e alcançar a harmonia dos sábios.

Comentários

Postagens mais visitadas