Pequenos grandes insights – Ajahn Jayasaro – 18/10/2022
À medida que a mente começa a se acalmar, insights modestos, em vez de realizações profundas, são a norma. Podemos facilmente subestimar o valor a longo prazo desses insights mais mundanos se estivermos excessivamente preocupados em obter as realizações mais profundas, que podem levar meses, anos ou até vidas mais adiante no caminho. Quando o tempo estiver maduro, elas ocorrerão. Enquanto isso, observar o florescimento gradual da Visão Correta em nosso coração nos dá o encorajamento para persistir em nossa prática, mesmo quando os frutos superiores ainda parecem distantes.
Para mim, um desses insights ocorreu durante meu primeiro período de meditação intensiva. Aconteceu na forma de uma imagem borrada que inesperadamente entra em foco. De repente, senti um profundo apreço por tudo o que meus pais foram e fizeram por mim. Como muitos desses insights, foi rapidamente seguido pelo pensamento: “Isso é tão óbvio. Por que nunca pude ver isso antes?”
Às vezes, esses insights aparecem como reavaliações ou alertas: “Isto não é uma montanha. É apenas um morrinho. Não vale a pena se preocupar. Deixe para lá”. E sentimos algo mudar dentro da mente. Ou pode ser: “Isso não é uma coisa pequena. Não é um morrinho. Se não for tratado rapidamente, se tornará uma montanha. Não seja negligente”. E novamente, algo muda dentro da mente.
É com essas muitas pequenas mudanças que todos os nós em nossa mente tortuosa são endireitados e nos tornamos prontos para crescer no Dhamma.
Comentários
Postar um comentário