O valor do exemplo – Ajahn Jayasaro – 12/11/2022
Todos nós precisamos de exemplos, tanto em assuntos mundanos quanto espirituais. Alguém que seja um bom exemplo nos inspira a acreditar que o trabalho pode ser feito e nos dá muitas indicações sobre a melhor forma de proceder. Sem um bom exemplo podemos facilmente ficar cheios de dúvidas ou perder tempo com práticas incorretas. Por ter um bom exemplo nos tornamos pacientes e inteligentes em nossas ações.
Mas um exemplo ruim também pode ser de grande benefício para nós. Quando vemos alguém falando ou se comportando mal, devemos primeiro tentar deixar de lado os sentimentos de raiva, mágoa ou desespero o melhor que pudermos. Então devemos refletir que esses tipos de fala e ação são tão feios que nunca devemos deixá-los entrar em nossa própria vida. Embora não possamos impedir que outras pessoas se comportem dessa maneira, pelo menos podemos impedir a nós mesmos.
Na verdade, pode ser que em nossos esforços para cultivar a virtude, a determinação de não sermos maus exemplos seja mais poderosa do que o desejo de sermos bons exemplos. Por esta razão, pelo menos, mesmo pessoas cruéis e gananciosas merecem nossos agradecimentos.
Comentários
Postar um comentário