Cittānupassāna - Sati na mente - Ajahn Jayasāro 20/12/2022
No Satipatthāna Sutta, o Buddha ensina sobre sati (mindfulness, presença mental) na mente (cittānupassāna) da seguinte forma: “ele conhece a mente com ganância como mente com ganância, e a mente sem ganância como mente sem ganância. Ele conhece a mente com ódio como mente com ódio, e a mente sem ódio como mente sem ódio. Ele conhece a mente com delusão como mente com delusão, e a mente sem delusão como mente sem delusão.”
Mas o que significa conhecer a mente? Existe uma maneira muito simples de experienciar isso: apenas prenda a respiração por alguns segundos. Essa é a mente. É o fenômeno mais normal e natural, sempre presente em nossas vidas. Mas, por falta de consciência da sua presença, identificamo-nos continuamente com estados mentais impermanentes e caímos no poder das impurezas.
É mais fácil estar atento à mente quando ela está livre de conteúdo. Isso é valioso porque ver a mente antes e depois do surgimento de um estado mental nos permite ver a natureza impermanente e sem “eu” daquele estado. Mas, à medida que ficamos mais adeptos, nos tornamos capazes de experimentar a mente mesmo em meio à atividade mental. É quando sati na mente realmente começa a dar frutos.
Comentários
Postar um comentário