Os benefícios da quietude de pensamentos - Ajahn Jayasāro 31/01/2022
Através da prática da meditação, a mente pode atingir um estado de calma em que há uma consciência clara e brilhante e uma completa ausência de pensamento. Isso pode ser acompanhado por um profundo estado de contentamento, plenitude ou bem-aventurança. O valor primário de experimentar tal estado é que ele equipa a mente que emerge dele com uma capacidade muito maior de investigar as três características de anicca, dukkha, anatta e de fazer o trabalho da sabedoria.
Mas para quem revisa a experiência da quietude, esse não é o único benefício. A consciência acompanhada de bem-aventurança prova que existe uma felicidade acessível dentro de nossas mentes, simplesmente removendo as barreiras que nós mesmos erguemos por ignorância. Percebendo isso, nos sentimos capacitados para desenvolver um relacionamento muito mais saudável com os prazeres dos sentidos. Agora temos uma perspectiva sobre eles e uma alternativa aos seus encantos.
A experiência da consciência sem pensamento nos prova que pensar não é uma parte essencial de quem somos. É uma ferramenta a ser usada com sabedoria. O medo de deixar de pensar é um grande obstáculo para muitos meditadores. Conhecendo por nós mesmos a sublimidade do estado livre de pensamento, encontramos a coragem para abandonar o apego ao pensamento.
Comentários
Postar um comentário