Uma visão sobre as diferentes tradições do budismo – Ajahn Jayasaro 28/01/2023


Ven. Mestre Hsuan Hua foi uma figura importante na disseminação do Buddhadhamma na América. Ele sentia um profundo apreço pela linhagem monástica de Ajahn Chah e doou terras em Redwood Valley, norte da Califórnia, onde foi estabelecida a filial de Wat Pah Pong, o mosteiro budista Abhayagiri.

Em um discurso que deu a Ajahn Sumedho e sua Sangha no Mosteiro Budista Amaravati na Inglaterra, ele resumiu suas opiniões sobre as diferentes tradições:

“No Budismo devemos unir as tradições do Sul e do Norte. A partir de agora não nos referiremos a Mahayana ou Theravada. Mahayana é a ‘Tradição do Norte’ e Theravada é a ‘Tradição do Sul’ […]. Tanto os membros da Tradição do Norte, quanto os da Tradição do Sul são discípulos do Buddha, nós somos os descendentes do Buddha. Como tal, devemos fazer o que os budistas devem fazer. […] Não importa a Tradição do Sul ou do Norte, ambas compartilham o propósito comum de ajudar os seres vivos a trazerem à frente a mente Bodhi, para pôr fim ao nascimento e a morte, deixar o sofrimento e alcançar a bem-aventurança.”

Em 1991, quatro anos antes de sua morte, tive a oportunidade de prestar homenagem ao grande mestre. Quando fazia reverência para ele, ele me lembrou de Ajahn Chah. Pedi-lhe conselhos para a minha prática. Ele disse severamente: “Abandone o que é prejudicial, cultive o que é benéfico, purifique a mente. O que mais poderia haver para fazer?”

Comentários

Postagens mais visitadas