A ignorância também é condicionada – Ajahn Jayasaro – 01/04/2023
A ignorância é listada como o primeiro elo no ensinamento da Origem Dependente. Isso não significa, entretanto, que o Buddha a considerasse uma causa primeira; na verdade, ele rejeitou todas as teorias de uma causa primeira. O Buddha afirmou que a ignorância também é condicionada, especificamente pelo grupo de impurezas chamado de os cinco obstáculos.
A ignorância não é uma causa e não é uma coisa; é uma ausência. Podemos, por exemplo, observar que a ignorância sobre a existência de água abaixo do solo em uma determinada área é a condição predominante para a falta de escavação de poços. Essa ignorância, não importa quão antiga seja, é ela mesma condicionada, talvez por uma crença supersticiosa na ausência de água subterrânea, pela preguiça de cavar a terra sem resultado garantido, ou por interesses escusos em usar outras fontes de água. Mas se forem tomadas as medidas corretas, essa ignorância pode ser substituída pelo conhecimento. E então poços serão cavados.
Como a ignorância da nossa natureza humana é condicionada, ela pode cessar quando seus fatores condicionantes forem abandonados por meio do Caminho Óctuplo. À medida que o trabalho de abandonar esses fatores avança, ganhamos cada vez mais provas e mais e mais fé em nosso potencial para o conhecimento autêntico de como as coisas são e, portanto, para a libertação.
Comentários
Postar um comentário