Āsālha Pūjā - 01/08/2023


Na lua cheia de Visākha, por meio de sabedoria sublime, o Buddha alcançou a iluminação suprema. Motivado por compaixão ilimitada, ele logo começou a considerar meios de compartilhar as verdades que havia descoberto. Dois meses depois, na lua cheia de Asalha, ele ensinou seu primeiro discurso, o Dhammacakkapavattana Sutta. Naquele dia, no parque dos gamos de Sarnath, a assembleia do Buddha consistia de cinco ascetas. Esses homens haviam sido seus discípulos durante os anos em que praticou austeridades. Eles foram escolhidos por serem os mais aptos a compreender verdadeiramente o Dhamma. Ele lhes explicou o caminho do meio entre a indulgência sensorial e o ascetismo sem sentido. Ele declarou as Quatro Nobres Verdades, o ensinamento que estaria subjacente a todos os demais ensinamentos dos próximos quarenta e cinco anos. Como resultado de ouvir esse discurso, o membro sênior do grupo, Kondañña, alcançou o primeiro nível da iluminação, a Entrada na Correnteza.

Dessa forma, num único dia, o Buddha se tornou professor de humanos e deuses pela primeira vez; o Dhamma como um conjunto de ensinamentos surgiu pela primeira vez no mundo; e apareceu como consequência o primeiro membro da Nobre Sangha.

Neste dia auspicioso de Asalha Puja, aspiremos a desenvolver em nós mesmos a sabedoria e a compaixão do Buddha. Estudemos diligentemente o Dhamma para que alcancemos sua verdade profunda. Criemos todas as condições necessárias para entrar na comunidade da Nobre Sangha.

Comentários

Postagens mais visitadas