Dhammologia: a ciência no Dhamma - 08/08/2023


Nos discursos do Buddha, explanações dos Quatro Elementos e das 32 partes do corpo não têm o intuito de ser uma representação abrangente do mundo material. Elas têm o intuito de ser auxílios de meditação para aqueles dedicados à prática do abandono da identificação da matéria como um “eu” ou pertencente a um “eu”.

A ciência obteve um conhecimento profundo sobre o mundo material. Não há nenhuma razão por que não incorporarmos as suas descobertas às nossas reflexões do Dhamma. Aqui estão alguns exemplos que achei úteis.

Muito pouca matéria é de fato sólida. 99% de toda a matéria é composta de plasma, gás eletricamente carregado. E a própria matéria compõe apenas um terço do universo.

Nós, seres humanos, somos compostos de sete bilhões bilhões bilhões de átomos. 99,999% de todos os átomos é espaço vazio. Se o núcleo de um átomo fosse do tamanho de uma ervilha, o átomo seria do tamanho de um estádio de futebol. Se removêssemos todo o espaço vazio de nossos átomos, seríamos capazes de caber numa partícula de poeira. Toda a raça humana caberia no volume de um cubo de açúcar.

Comentários

Postagens mais visitadas