A riqueza intangível da lealdade a princípios – 02/04/2024
Existem pessoas que são
leais aos seus princípios, mesmo à custa de benefícios materiais para si mesmas
e - muitas vezes, mais difícil de suportar - para suas famílias. Elas fazem tanto
mérito ao inspirar outros em seu local de trabalho quanto pode ser feito. Eles
provam a fraqueza do argumento egoísta de que em um ambiente corrupto, a única
escolha é ir com o fluxo.
Recentemente, uma minha estudante falava com carinho sobre seu pai. Ela disse que quando era menina às vezes se sentia frustrada pela honestidade escrupulosa dele. Um carro oficial veio com sua patente, mas ele nunca o dirigia quando não estava em serviço. Os pais das amigas dela, todos de patente inferior à do pai, passeavam com suas filhas em carros bonitos. Ela tinha que se contentar em andar na garupa da motocicleta do pai.
Um dia ela perguntou ao pai por que todos os pais das amigas dela, que ganhavam menos do que ele, podiam dispor de carros bonitos enquanto eles não podiam; uma expressão triste veio ao rosto do seu pai. Finalmente ele disse: “Quando você for mais velha, você entenderá. E um dia você se orgulhará de mim." Com lágrimas nos olhos, minha aluna disse: “Ele estava certo! Eu sou tão orgulhosa!”
As pessoas tendem a dar mais importância a acumular coisas que podem ser quantificadas do que a coisas que não. Mas saber que nossos entes queridos respeitam e têm orgulho da nossa integridade é uma bênção que nenhum dinheiro pode comprar.
Comentários
Postar um comentário