As causas da estupidez - 10/08/2024

O Venerável Mahā Kaccāna era o discípulo que o Buddha declarou ser o principal em dar explicações detalhadas de seus ensinamentos breves. O Venerável Mahā Kaccāna é descrito nos textos como sendo belo e gracioso. Mesmo assim - talvez em seus últimos anos - quando descia a montanha do Pico do Abutre certo dia, Vassakarā, ministro chefe de Magadha, exclamou com desprezo ao avistá-lo: "Ele parece um macaco."

O comentário do Majjhima Nikāya nos conta que a questão chegou até o Buddha. Ele disse que, se Vassakāra não pedisse perdão ao Venerável Mahā Kaccāna, ele renasceria em sua próxima vida como um macaco no Bambuzal em Rājagaha. Vassakāra foi informado disso, mas era orgulhoso demais para considerar pedir perdão como uma opção. Em vez disso, ele fez preparações para o futuro providenciando o plantio de árvores no bambuzal e designando um guarda para proteger a vida silvestre de lá.

As impurezas mentais nos tornam estúpidos. Elas podem fazer a tolice parecer racional e a coisa certa a se fazer, impossível. Quantas vezes, por exemplo, nosso orgulho nos levou a agir de maneiras tão ridículas quanto a de Vassakāra? Talvez mais vezes do que gostaríamos de admitir. 

Comentários

Postagens mais visitadas