As raízes das impurezas mentais - 02/11/2024

Todas as muitas impurezas da mente estão incluídas sob três termos abrangentes: ganância (lobha), ódio (dosa) e delusão (moha). Nas escrituras pāli, elas são geralmente chamadas de raízes das impurezas.

Neste contexto, "ganância" abrange o espectro desde o tipo mais grosseiro de desejo sensual até a inclinação mais sutil da mente para fenômenos mentais agradáveis.

"Ódio" abrange o espectro desde os tipos mais grosseiros de raiva e má vontade até a inclinação mais sutil da mente para se afastar de fenômenos mentais desagradáveis.

"Delusão" consiste em todas as demais impurezas. Elas são caracterizadas pela falta de clareza mental. Exemplos incluem apatia da mente, preguiça, preocupação, culpa, confusão, agitação mental, dúvida, apego a opiniões e crenças equivocadas.

O Dhamma é verificável. Todos nós somos capazes de observar como é uma impureza (por exemplo: isto é ganância; ela é assim) e como é a ausência de impurezas - ainda que apenas temporária (por exemplo: isto é não-ganância; ela é assim). A partir da observação atenta da nossa mente e de todos os estados mentais benéficos e prejudiciais que passam por ela como nuvens através do céu, a Visão Correta emerge. A aspiração de abandonar as impurezas e de cultivar o caminho para a libertação surge naturalmente ao ver impurezas e não-impurezas, de novo e de novo, pelo que elas realmente são.
 

Comentários

Postagens mais visitadas