Assuntos fora do âmbito do intelecto - 25/03/2025
O Buddha ensinou que há quatro assuntos que não podem ser compreendidos intelectualmente. Pensar muito sobre eles, disse ele, só trará loucura ou aborrecimento.
São eles:
O domínio dos Buddhas,
O domínio de alguém em jhāna,
Os resultados do carma,
Conjecturas sobre (a origem etc., de) o mundo (AN 4.77).
O terceiro desses quatro assuntos, os resultados das ações volitivas não podem ser determinados, porque alguns são experienciados na próxima vida, e alguns em vidas futuras. Além disso, não há como saber o quanto de nossa experiência presente é influenciada pelo carma criado no passado. Somos simplesmente incapazes de reunir todos os dados que precisaríamos para verificar a lei do carma em toda a sua complexidade.
No entanto, há padrões de causa e efeito que podemos discernir em nossa vida diária. Por exemplo, na primeira vez que fazemos algo, bom ou ruim, podemos sentir alguma resistência na mente. Na segunda vez é mais fácil, na terceira vez ainda mais fácil, e em pouco tempo criamos um hábito. Investigando a criação de hábitos, e o quão fácil ou difícil é mudá-los nos dá valiosos insights sobre a lei do carma. Verificamos onde podemos, e para o resto, depositamos nossa confiança na grande sabedoria e compaixão do Buddha como nosso melhor guia.
Comentários
Postar um comentário