Uma característica distintiva do budismo - 27/05/2025
Uma das características distintivas do budismo é que ele não vê virtude em tentar converter pessoas de outras crenças. A nobreza dessa atitude é evidente no Upali Sutta (MN 56). Upāli é um proeminente apoiador leigo dos jainistas. Após um debate com o Buddha, ele exclama:
"É como se o Abençoado endireitasse o que estava virado, ou revelasse o que está oculto, ou apontasse o caminho para quem está perdido, ou levantasse uma lamparina no escuro para aqueles que têm olhos possam ver... Eu busco refúgio no Buddha, no Dhamma e na Sangha. De hoje em diante, que o Buddha se lembre de mim como um seguidor leigo que buscou refúgio para toda a vida."
Para sua surpresa, o Buddha lhe diz para não se precipitar. Upāli é uma figura conhecida na sociedade. Antes de tomar uma decisão tão drástica, ele deveria pensar bem.
Upāli diz: "Se eu anunciasse minha conversão para qualquer outra seita, eles carregariam uma bandeira por toda Nalanda proclamando isso. Mas o Abençoado recomenda cautela. Isso me deixa ainda mais inspirado pelo Abençoado. Pela segunda vez, eu busco refúgio.
Então o Buddha diz que a família de Upāli tem sido uma importante apoiadora dos jainistas há muito tempo. Ele não deveria parar de os apoiar.
Upāli: "Tinha ouvido dizer que o Abençoado diz que presentes devem ser dados apenas a ele e aos seus discípulos. Mas ele me encoraja a continuar dando presentes aos jainistas. Isso me faz ser ainda mais inspirado pelo Abençoado. Pela terceira vez, eu busco refúgio.
Em seguida, o Buddha ensina um discurso gradual que leva Upāli à entrada na correnteza.
Comentários
Postar um comentário