O grilhão da visão de personalidade – 13/09/2025
Aquele que abandona o grilhão da visão da personalidade entra na correnteza que flui infalivelmente para Nibbāna. Quatro tipos de apego a cada um dos cinco khandas dão vinte tipos de visão da personalidade no total.
O primeiro tipo de apego é a identificação total. O corpo, os tons das sensações, as memórias e percepções, os pensamentos e emoções, a consciência sensorial são vistos como uma e a mesma coisa que o eu. Esse apego se manifesta, por exemplo, no medo repentino da morte. Os comentários comparam a relação entre o eu imaginado e os khandas àquela entre uma chama e sua cor.
O segundo tipo de apego vê o eu como possuidor dos khandas. Ele se manifesta quando você se torna eufórico com suas realizações, deprimido com seus fracassos ou quando se sente culpado. Aqui, os comentários comparam o eu imaginado a uma árvore, e os khandas à sua sombra.
O terceiro tipo de apego é o de um eu que carrega os Khandas dentro de si, como uma flor carrega seu perfume. É a ideia de um ser único que abrange e transcende o corpo e a mente. Manifesta-se na imprudência da juventude.
O quarto tipo de apego concebe um eu existindo dentro dos khandas como uma jóia num estojo. É a ideia de uma alma permanente, independente e autoexistente em uma jornada, ou cumprindo seu papel em um plano divino.
A entrada na correnteza, nas palavras do Buddha, é "vale mais que ser um imperador universal, vale mais que nascer no céu, vale mais que ter poder sobre todos os mundos".



Comentários
Postar um comentário