Uposatha de nove fatores - 02/09/2025

É uma tradição para os budistas leigos de cinco preceitos observarem oito preceitos no dia de Uposatha, duas vezes por mês. De fato, os oito preceitos são frequentemente chamados de "uposatha sīla". O aumento dos preceitos requer a substituição da abstinência de má conduta sexual pela abstinência de toda atividade sexual, juntamente com restrições ao consumo de alimentos e entretenimentos, ao adorno físico e ao conforto da cama. Esses preceitos são de natureza de renúncia e não de natureza ética. Eles visam simplificar a vida dos praticantes, permitindo-lhes focar mais efetivamente no Dhamma. 

Em uma ocasião notável, o Buddha falou de um uposatha sīla que é de nove fatores em vez de oito. No AN 9.18, ele analisa cada um dos oito preceitos, apresentando a justificativa para mantê-los como uma imitação dos arahants, um ensaio de despertar. "Durante toda a sua vida, os arahants se abstêm da destruição da vida, compassivos com todos os seres, etc.... Eu também..."

No final da sutta, o Buddha diz:

 "Aqui, um nobre discípulo permanece permeando um quadrante com a mente imbuída de mettā, da mesma forma o segundo quadrante, da mesma forma o terceiro e o quarto quadrante. Assim, acima, abaixo, à volta e em todos os lados, e para todos assim como para si mesmo, ele permanece permeando o mundo inteiro com a mente imbuída de mettā, vasto, exaltado, imensurável, sem inimizade, sem má vontade. Este é o nono fator que ele possui. É desta forma, bhikkhus, que o uposatha é observado completo em nove fatores, de modo que é de grande fruto e benefício, extraordinariamente brilhante e penetrante."
 

Comentários

Postagens mais visitadas