São tantas causas e condições... - 25/10/2025
A ideia de que algo se deve a uma (só) causa é uma condição de apoio para muitas crenças e ajuda a explicar a atração por teorias da conspiração. A ideia também fortalece sentimentos de culpa e remorso: "Se eu simplesmente não tivesse... Isso não... ela não... ele não..." Usar os ensinamentos do Buddha para examinar nossa experiência diretamente nos ajuda a endireitar esses tipos de pensamentos distorcidos. Descobrimos uma verdade simples: tudo é mais complexo do que imaginávamos.
Um elemento vital da prática do Dhamma é aprender sobre a mudança. Aprendemos como as coisas mudam; sob quais condições elas ocorrem; como nos proteger contra certos tipos de mudança; como promover outras.
Uma das coisas que passamos a entender é o papel da força de vontade. Vemos que, embora possamos manter um voto de nos abster de ferir aqueles ao nosso redor com nossas ações e palavras, não podemos manter um voto de nunca querer fazê-lo.
Observando as mudanças positivas que ocorreram dentro de nós, vemos o papel que outras pessoas desempenharam nelas, e um profundo sentimento de gratidão surge em nossas mentes em relação aos nossos benfeitores. Ao ver o papel dos fatores ambientais e a influência do bom kamma herdado em nossos sucessos, nossos corações se tornam mais humildes, e a arrogância e o orgulho começam a diminuir. Quanto mais olhamos, mais aprendemos.



Comentários
Postar um comentário