A arte e as grandes questões da vida - 27/10/2026

Até eu descobrir o budismo, a maior parte da minha educação ética e espiritual veio de romances, peças e filmes. O Rei Lear, de Shakespeare, permanece comigo até hoje. Tirei dele que a bondade é o que mais importa, mesmo que não garanta finais felizes. Ficava comovido pelo cuidado inabalável de Edgar por seu pai, Gloucester, que tão ingenuamente acreditava nas calúnias contra ele. Ficava amedrontado com a determinação cruelmente cega de Gloucester de suportar suas aflições "até que as próprias aflições gritem: 'basta! basta!' e morram".

A tragédia de Lear é auto-infligida. Na primeira cena, seu desejo por bajulação (hoje em dia poderíamos dizer "narcisismo") o leva a julgar mal sua filha, Cordélia, e enviá-la ao exílio. Ele interpreta a recusa dela em declarar publicamente a extensão de seu amor por ele como prova de que ela não tem nenhum. Ele assume que o amor pode ser medido e comparado, e que expressões verbais de amor sempre refletem a verdade interior. Mas esse não é o começo de sua tolice. Ela já está presente no desejo de Lear de abdicar do poder sem renunciar às aparências dele. Seu plano de dividir seu reino em três é um desastre mal concebido.

Por que as coisas acontecem do jeito que acontecem? Por que as pessoas agem e falam da forma que fazem? Por que as pessoas são do jeito que são? Neste mundo confuso, o que é bom, melhor, excelente? De muitas maneiras, Shakespeare encorajou as perguntas em minha mente que foram tão brilhantemente respondidas pelo Buddha.

Comentários

Postagens mais visitadas